Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

obtemperar

obtemperarobtemperar | v. tr. | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ob·tem·pe·rar ob·tem·pe·rar

- ConjugarConjugar

(latim obtempero, -are)
verbo transitivo

1. Objectar humildemente ou com moderação em resposta a.

verbo intransitivo

2. Obedecer, aquiescer, sujeitar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "obtemperar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Quero assim obtemperar a um certo índex, implantado no futebol português, que esconde o que deve (o...

Em O INDEFECTÍVEL

cominatório», «prazo peremptório», «vinculação temática», e outros que tais, para já falar em « obtemperar », «hermenêutica», «densificação axiológica» ou palavras em latim [«nemo tenetur se ipsum accusare»] ou...

Em Patologia Social

...clima e o modo de vida adverso foram outras barreiras às quais tiveram de obtemperar , visto não poderem rectificá-los..

Em iasousa.blogs.sapo.pt

...Valor (02/03/2018) ouviu de Temer um estupendo exemplar de pós-verdade e o transcreveu sem obtemperar : 'Temer acha que tirou da oposição mais de uma bandeira na área social..

Em Altamiro Borges

" Ele: "O senhor está a obtemperar ..

Em BANCADA DIRECTA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Como devo escrever: bi-partido ou bipartido, ou as duas formas são corretas.
O prefixo bi- nunca se separa com hífen do elemento posterior. Quando este se inicia por r ou s, deverá haver duplicação destas letras (ex.: birrelativo, bissexual) e, quando se inicia por h, esta letra deverá ser omitida (ex.: biebdomadário). Assim sendo, deverá escrever bipartido e nunca *bi-partido.
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/obtemperar [consultado em 24-09-2021]