Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

oba-oba

oba-obaoba-oba | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

o·ba·-o·ba |ô...ô|o·ba·-o·ba |ô...ô|


(oba + oba)
nome masculino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Festa, comemoração ou manifestação de alegria em relação a alguma coisa (ex.: a julgar pelo oba-oba em torno do candidato, ele já ganhou).

Plural: oba-obas.Plural: oba-obas.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

posto de honra de Obá de Xangô no Ilê Opó Afonjá , do qual muito se orgulhava. Amigos que Amado prezava no Candomblé eram as mães-de-santo Mãe Aninha , Mãe Senhora , Mãe Menininha do Gantois , Mãe Stella de Oxóssi , Olga de Alaketu , Mãe Mirinha do Portão , Mãe Cleusa Millet , Mãe Carmem e o pai

Em Geopedrados

parece-me bem… parece mesmo Muito Bem. Parar para raciocinar. Repousar. Na Prática do Eu isto nem é assim tão complicado. É por Dentro da Cabeça que as Ideias Se Organizam. Os Monstros Afinal Estão por Dentro Desta. Yin/Yang. Coisas Com Explicação. Oba , Oba . Isto Aqui é Muito Fixe. As Línguas, Quando

Em A CAVERNA DO POMBO

JOGOS 1ª RODADA SEX 28/05/2021 BENTO FREITAS 16:00 BRA LON SEX 28/05/2021 BRINCO DE OURO 19:00 GUA VIT SEX 28/05/2021 AFLITOS 21:30 NAU CSA SEX 28/05/2021 OBA 21:30 VIL BOT SÁB 29/05/2021 SÃO JANUÁRIO 11:00 VAS OPE SÁB 29/05/2021 REI PELÉ 16:00 CRB REM SÁB 29/05/2021 BATISTÃO 16:30 CON CRU SÁB 29

Em www.blogdocolares.com

Eles falam em livre arbítrio, mas eu nunca tive escolha Nunca me mostraram um caminho ou me deram apoio Amor eu tive pouco, mas foi nesse pouco amor que eu me agarrei E aí eu mudei o jogo a meu favor Puxar o gatilho ou não, é isso que é liberdade? Definitivamente, amar é para os fortes

Em blog0news

no Youtube >> https://youtu.be/_aQB0nD6J-A Assista no Facebook >> https://fb.watch/4Ix6 OBA 9jK/

Em www.blogdocolares.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de saber se a palavra pró-atividade se escreve junto ou sem hífen e o significado da mesma.
Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes em relação à grafia destas palavras, que alternam entre pró-actividade (pró-atividade, no português do Brasil) e proactividade (proatividade, no português do Brasil) e pró-activo (pró-ativo, no português do Brasil) e proactivo (proativo, no português do Brasil), uma vez que existem ambos os prefixos (pró- e pro-) com o sentido “a favor" ou "em defesa de”. O prefixo pró- separa-se sempre do elemento seguinte por hífen (ex.: pró-actividade, pró-americano, pró-ocidental, pró-socialista) e o prefixo pro- nunca se separa do elemento que se lhe segue (ex.: proactividade, procataléctico, procatártico), pelo que nenhuma das grafias pode ser considerada incorrecta, apesar de se notar uma tendência mais acentuada, nas obras lexicográficas, para o uso do prefixo pró-. O uso e registo das formas proactivo e proactividade podem também estar relacionados com o facto de o étimo mais próximo dessas palavras ser o inglês proactive.

Pró-actividade é um conceito utilizado frequentemente na área de gestão de empresas e designa a capacidade que alguém ou algo tem de fazer com que determinadas coisas aconteçam ou se desenvolvam.

É de referir que, pelo menos até à entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, as formas proactividade e pró-actividade são exclusivas do português europeu e as formas proatividade e pró-atividade são exclusivas do português do Brasil.




O substantivo "primeiro-ministro" pode ser flexionado para "primeira-ministra" ? Li esta expressão em um site do Governo do Brasil, e achei um bocado estranha: "2012 – Visita ao Brasil da Primeira-Ministra Julia Gillard. Relações bilaterais elevadas ao nível de Parceria Estratégica"
Presentemente, a palavra primeiro-ministro designa um chefe de governo do sexo masculino (ex.: O primeiro-ministro falou à imprensa) e a palavra primeira-ministra designa um chefe de governo do sexo feminino (ex.: A primeira-ministra reuniu-se com o presidente da república).

A hesitação na utilização do termo masculino primeiro-ministro para designar um referente feminino (ex.: A primeiro-ministro da Noruega é da mesma opinião) resulta do facto de esse cargo ter sido, durante muitos anos, maioritariamente desempenhado por pessoas do sexo masculino, tal como muitas outras profissões (ex.: juiz, presidente, etc.). As palavras designativas destes cargos foram sendo registadas na tradição lexicográfica como substantivos masculinos, reflectindo esse facto.

Porém, à medida que a sociedade em que vivemos se vai alterando, torna-se necessário designar novas realidades, como seja o caso da feminização dos nomes de algumas profissões, decorrente do acesso da população feminina a tais cargos. Por exemplo, as palavras chefe, presidente, comandante passaram a ser usadas e registadas nos dicionários como substantivos comuns de dois, ou seja, com uma mesma forma para os dois géneros, sendo o feminino ou o masculino indicado nos determinantes com que coocorrem, que flexionam em género, consoante o sexo do referente: havia o chefe e passou a haver a chefe (veja-se, a este propósito, a dúvida relativa a capataz). De igual modo, surgiram primeiras-ministras, juízas, deputadas, vereadoras, governadoras, engenheiras, etc. No primeiro caso optou-se por formas invariáveis, no último, por formas flexionáveis.

Pode persistir alguma resistência na aceitação destes termos flexionados. No entanto, a estranheza inicial de uma forma flexionada como primeira-ministra tem-se esbatido à medida que estas palavras surgem regularmente na imprensa escrita e falada. Prova disto é o número de ocorrências da forma feminina em corpora e nos resultados dos motores de busca na Internet.

pub

Palavra do dia

y·oun·gui·a·no y·oun·gui·a·no


(Young, antropónimo + -iano)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a Arthur Young (1741-1820), economista e agrónomo inglês, ou às suas doutrinas.

2. Relativo a Edward Young (1683-1765), poeta e filósofo inglês, ou à sua escola.

3. Relativo a Thomas Young (1773-1829), médico, físico e egiptólogo inglês, ou às suas teorias.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/oba-oba [consultado em 26-09-2021]