PT
BR
Pesquisar
Definições



não-linguístico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
não-linguísticonão-lingüísticonão linguístico
não-linguístico |güís| |güís|


adjectivoadjetivo

etimologiaOrigem etimológica:não- + linguístico.

icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
Ver também resposta às dúvidas: não- e uso de não- como elemento prefixal.
grafiaGrafia no Brasil:não linguístico.
grafiaGrafia no Brasil:não-lingüístico.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:não linguístico.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: não-lingüístico.
grafiaGrafia em Portugal:não-linguístico.
grafiaGrafia em Portugal:não-linguístico.
não-linguísticonão-linguístico


Dúvidas linguísticas



Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).