PT
BR
Pesquisar
Definições



ninfóides

A forma ninfóidespode ser [feminino plural de ninfóideninfoideninfóideninfoide] ou [masculino e feminino plural de ninfóideninfoideninfóideninfoide].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ninfóideninfoideninfóideninfoide
|ói| |ói| |ói| |ói|
( nin·fói·de nin·foi·de

nin·fói·de

nin·foi·de

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

[Zoologia] [Zoologia] Que é semelhante a ninfa.

etimologiaOrigem etimológica:grego númfê, -ês, esposa, ninfa, larva de abelha + -óide.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: ninfoide.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: ninfóide.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:ninfoide.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: ninfóide.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ninfóides" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.