PT
BR
Pesquisar
Definições



nidificante

A forma nidificantepode ser [derivação feminino singular de nidificarnidificar], [derivação masculino singular de nidificarnidificar], [adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros] ou [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nidificantenidificante
( ni·di·fi·can·te

ni·di·fi·can·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que nidifica; que faz ninho.


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Diz-se de ou ave que se instala em determinado local para fazer o ninho (ex.: a população nidificante é de cerca de 3000 casais; estes nidificantes abalam em Setembro).

etimologiaOrigem etimológica:nidificar + -ante.
nidificarnidificar
( ni·di·fi·car

ni·di·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Fazer o ninho.

etimologiaOrigem etimológica:latim nidifico, -are.
Confrontar: nadificar.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).