Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

nervos à flor da pele

nervonervo | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ner·vo |ê|ner·vo |ê|


(latim nervus, -i)
nome masculino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Cada um dos filamentos que servem de órgãos à sensação e ao movimento animal (ex.: nervo ciático, nervo facial).

2. Tecido fibroso e esbranquiçado, situado na extremidade dos músculos (ex.: bife com nervos). = NERVURA, VEIO

3. [Arquitectura]   [Arquitetura]   [Arquitetura]  Nome dado a vários ornatos e molduras.Ver imagem = NERVURA

4. [Botânica]   [Botânica]  Cada uma das fibras ou veios das folhas e das pétalas.Ver imagem = NERVURA

5. [Encadernação]   [Encadernação]  Cada uma das tiras de pele, correias, tripas enroladas ou cordas transversais ao dorso, em volta das quais passa o fio da cosedura e que asseguram, assim, a solidariedade entre o corpo do livro e os planos na encadernação clássica.

6. [Encadernação]   [Encadernação]  Cada uma das saliências que se encontram na lombada da cobertura.

7. [Figurado]   [Figurado]  Principal agente; coisa essencial.

8. Robustez; energia.

9. [Brasil, Calão]   [Brasil, Tabuísmo]  Órgão sexual masculino. = PÉNIS


nervos
nome masculino plural

10. Estado de grande irritação ou inquietação ou de perturbação do sistema nervoso (ex.: crise de nervos; estou cheio de nervos). = NERVOSISMO

11. [Informal]   [Informal]  Sistema nervoso considerado como centro e controlo da emotividade (ex.: doença de nervos).


nervo ciático
[Anatomia]   [Anatomia]  Nervo principal dos músculos da coxa e da perna e das articulações da anca, do joelho e do tornozelo.

nervos à flor da pele
[Informal]   [Informal]  Estado de grande nervosismo.

nervos em franja
[Informal]   [Informal]  O mesmo que nervos à flor da pele.

Confrontar: nevo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "nervos à flor da pele" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

seu ápice e os nervos de todos estavam à flor da pele . Onze dias antes, um avião espião havia fotografado lançadores, mísseis e caminhões secretos em Cuba, o que indicava que os soviéticos estavam se mobilizando para atingir alvos nos Estados Unidos. O mundo inteiro sabia muito bem que era necessário

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Emoções fortes na 2. a parte e nervos à flor da pele , também nos bancos, o que resultou num total de cinco (!) expulsões, com vitória do Vizela por 3-2... Após o sururu no momento da lesão de Bruno Wilson, que se deixou cair no relvado depois de Koffi ter sido assistido e interrompido o jogo, houve

Em Fora-de-jogo

parte, muitos duelos, desequilíbrios e nervos à flor da pele de ambos os lados que o encontro se jogou até ao apito final, tendo ainda a Académica, em tempo de compensação, na sequência de um livre, chegado ao empate pelo recém-entrado Fábio Fortes (90m+1). “Acho que deveríamos e poderíamos ter vencido

Em HELDER BARROS

marca, sofre, e o FC Porto B sofreu mesmo o segundo golo (55m): Costinha tirou Rodrigo Pinheiro da frente, rematou a partir da esquerda, a bola desviou em João Marcelo e traiu Ricardo Silva. Foi com oportunidades de parte a parte, muitos duelos, desequilíbrios e nervos à flor da pele de ambos os lados…

Em Dragaoatento

e poeta Carlos Ayres Britto em seu Twitter: “Não confundir tomar posse no cargo com tomar posse do cargo, Pensamento cortante com língua afiada, Pessoa sincera com pessoa rançosa, Emoção à flor da alma com nervos à flor da pele ”. Nova reunião Neste sábado teve mais uma reunião entre representantes

Em www.blogrsj.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o aumentativo de balão (de ar) e de bala (de chupar).
O uso expressivo do grau aumentativo gera por vezes formas pouco frequentes, nem sempre registadas nos principais dicionários de língua, o que não invalida a sua boa formação. Assim, os substantivos balão e bala podem formar os aumentativos balãozão e balazona, respectivamente, ainda que relativamente informais. É ainda possível gerar outros aumentativos, seguindo processos igualmente regulares da língua para esse efeito; por exemplo, bala pode formar o aumentativo masculino balão (tal como boca e cadeira formam os aumentativos bocão e cadeirão), mas, como esta forma é homónima do substantivo masculino balão (“invólucro que contém ar”), é ambígua e pode originar má interpretação. Alternativamente, pode também utilizar adjectivos que traduzam a ideia de grandeza, como, por exemplo, grande ou enorme: bala enorme, balão grande, etc.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".

pub

Palavra do dia

ad·vo·ca·tó·ri·o ad·vo·ca·tó·ri·o


(latim advocatus, -a, -um, particípio passado de advoco, -are, advogar + -ório)
adjectivo
adjetivo

1. Que serve para advogar ou defender.

2. Relativo a advocacia (ex.: honorários advocatórios).


SinónimoSinônimo Geral: ADVOCATÍCIO

Confrontar: avocatório.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/nervos%20%C3%A0%20flor%20da%20pele [consultado em 19-05-2022]