Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

navarrês

navarrêsnavarrês | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

na·var·rês na·var·rês


(Navarra, topónimo + -ês)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo ou pertencente a Navarra, comunidade autónoma espanhola.

nome masculino

2. Natural ou habitante de Navarra.


SinónimoSinônimo Geral: NAVARRINO, NAVARRO

Feminino: navarresa. Plural: navarreses.Feminino: navarresa. Plural: navarreses.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Navarre"'s ambient and drone driven soundscapes and the more orchestrated "Métamanoir", this new collection of tracks is following their quest for dreamy but mysterious places. A hint of 50s cool jazz, a truckload of noise and melodies, again tiny references to Twin Peaks' series soundtrack and some

Em notonlylossless.blogs.sapo.pt

...Ídolo”, que se articula en torno al Ídolo oculado de l’Ereta del Pedregal ( Navarrés ), una pieza recuperada por el Servicio de Investigación Prehistórica en 1944..

Em Noticias de Historia Antigua y Arqueología

...Ídolo”, que se articula en torno al Ídolo oculado de l’Ereta del Pedregal ( Navarrés ), pieza recuperada por el Servicio de Investigación

Em Noticias de Historia Antigua y Arqueología
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre lesar e lesionar?
O verbo lesionar significa “causar ou sofrer lesão física”, pelo que é sinónimo de lesar apenas nessa acepção (ex.: o jogador lesou-se/lesionou-se durante o jogo).



No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?
A alínea b) do ponto 1.º da Base IV do Acordo Ortográfico de 1990 refere explicitamente o topónimo Egipto como uma das palavras em que o p se elimina porque “o c, com valor de oclusiva velar, das sequências interiores cc (segundo c com valor de sibilante), e ct, e o p das sequências interiores pc (c com valor de sibilante), e pt” se eliminam “nos casos em que são invariavelmente mudos nas pronúncias cultas da língua: ação, acionar, afetivo, aflição, aflito, ato, coleção, coletivo, direção, diretor, exato, objeção; adoção, adotar, batizar, Egito, ótimo” (o destaque é nosso).

Assim sendo, Egipto deverá passar a ser grafado Egito, porque o Acordo Ortográfico considera que o p dessa palavra nunca se pronuncia, ainda que seja notória a oscilação entre a pronúncia e o emudecimento dessa letra entre os falantes do português europeu. Uma vez que o p de egípcio e das suas flexões (egípcios, egípcia, egípcias) é sempre pronunciado, nestes casos não há alteração de grafia, ainda que possa parecer que se institui uma contradição entre a grafia do nome do país (Egito) e a do seu gentílico (egípcio).

A "Nota Explicativa" (ponto 4.3 – Incongruências aparentes) relativa à Base IV tenta justificar a divergência ortográfica entre estas palavras, afirmando que “a aplicação do princípio, baseado no critério da pronúncia, de que as consoantes c e p em certas sequências consonânticas se suprimem, quando não articuladas, conduz a algumas incongruências aparentes [...] De facto, baseando-se a conservação ou supressão daquelas consoantes no critério da pronúncia, o que não faria sentido era mantê-las, em certos casos, por razões de parentesco lexical”.

pub

Palavra do dia

cham·bão cham·bão


(origem duvidosa)
nome masculino

1. Pedaço de carne bovina da parte inferior dos quartos da rês, rica em gelatina.

2. Carne de má qualidade.

3. Pedaço de osso com pouca carne, usado como contrapeso.

adjectivo
adjetivo

4. [Informal]   [Informal]  Que mostra falta de delicadeza ou de educação. = GROSSEIRO, INDELICADO, MAL-EDUCADO, RUDECORTÊS, DELICADO, EDUCADO

5. Que é pouco atraente. = DESASADO, DESGRACIOSO, MALJEITOSOBELO, BONITO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/navarr%C3%AAs [consultado em 05-10-2022]