PT
BR
Pesquisar
Definições



muleta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
muletamuleta
|ê| |ê|
( mu·le·ta

mu·le·ta

)


nome feminino

1. Pau ou bastão a que se pode apoiar quem tem dificuldade em andar, geralmente apoiando a axila na parte superior.

2. [Tauromaquia] [Tauromaquia] Pau com pano de lã vermelha com que o toureiro engana e toureia o touro.

3. Manivela do realejo.

4. Pequeno barco de pesca.

5. [Figurado] [Figurado] Apoio, amparo.

6. [Heráldica] [Heráldica] Peça em forma de estrela.


muleta canadense

[Brasil] [Brasil] Tipo de muleta que tem um apoio destinado às mãos e aos antebraços. (Equivalente no português de Portugal: canadiana.)

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
iconeConfrontar: moleta.
muletamuleta

Auxiliares de tradução

Traduzir "muleta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.