Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

monitorizar

monitorizarmonitorizar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mo·ni·to·ri·zar mo·ni·to·ri·zar

- ConjugarConjugar

(monitor + -izar)
verbo transitivo

1. Acompanhar por meio de monitor.

2. Dotar de monitores.

3. Fazer vigilância e acompanhamento de. = SUPERVISIONAR

4. Acompanhar como monitor.


SinónimoSinônimo Geral: MONITORAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Seja a trabalhar ou a praticar desporto, este smartwatch possibilita monitorizar as diferentes funções do organismo para oferecer-lhe um resumo completo da forma física: monitorização...

Em www.appsdoandroid.com

permite-lhe monitorizar os níveis de poluição interior, temperatura e humidade e oferece apoio à manutenção e...

Em www.appsdoandroid.com

...companheiro de treino, que serve de guia em atividades desportivas e que ajuda a monitorizar a saúde do utilizador 24/7..

Em www.appsdoandroid.com

Deve-se monitorizar isso no treino, mas se olhas apenas para os números..

Em Fora-de-jogo

...barreira de quatro milhões de visitantes ao blog desde que a Google começou a monitorizar e contabilizar as visitas a blogues, em julho de 2010, quando este já existia...

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Quando escrevo que um evento acontecerá dia X e indico o período: à tarde ou à noite. O correto é o a craseado?
As expressões à tarde e à noite estão correctas, quando escritas para indicar localização no tempo; esta construção corresponde à contracção da preposição a, que exprime neste caso valores de tempo, seguida do artigo definido a, que está a determinar os substantivos tarde ou noite. É mais fácil verificar o uso da contracção quando o substantivo for masculino, com correspondente uso de artigo masculino (ex.: a conversa ocorrerá ao almoço).
Se não for usada a crase, as ortografias a tarde e a noite corresponderão apenas a um grupo nominal sem a preposição, não podendo indicar limites ou localizações temporais (ex.: a noite está quente; a tarde foi cansativa).

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/monitorizar [consultado em 17-05-2022]