Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
mitomito | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mi·to mi·to
(latim mythos, -i, fábula, do grego mûthos, -ou, palavra, discurso, coisa dita, conto, história, narrativa, ficção)
substantivo masculino

1. Personagem, facto ou particularidade que, não tendo sido real, simboliza não obstante uma generalidade que se deve admitir.

2. Coisa ou pessoa que não existe, mas que se supõe real.

3. Coisa só possível por hipótese; quimera.


mito urbano
História, explicação ou fenómeno ficcional relatado e divulgado como verdadeiro, geralmente por alegadamente ter uma fonte ou origem vagamente relacionada com o relator ou divulgador. = LENDA URBANA

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Como se escreve: apologia a alguma coisa ou apologia de alguma coisa?
Ambas as preposições podem ser usadas com o substantivo apologia (ex.: fez a apologia do individualismo; foi expulso do partido por fazer a apologia à discriminação racial), como pode confirmar no Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, de Francisco Fernandes (25.ª Ed., São Paulo, Editora Globo, 2000). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet revelam que a preposição de é bastante mais usada com este substantivo do que a preposição a.



Na frase estavam bastante/bastantes preocupados com a situação, bastante deve ser no plural ou singular? E na frase estavam bastante/bastantes informados sobre a situação deve ser plural ou singular? Caso as opções sejam diferentes, o que difere uma frase da outra?
Tal como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra bastante pode ser usada como determinante e pronome indefinido (ex.: havia bastantes folhas no chão; ainda não terminou todos os exercícios, apesar de já ter feito bastantes) e como advérbio (ex.: estou bastante cansado; hoje andámos bastante).

Nos casos em que é usada como advérbio, a palavra não flexiona, pois é da natureza dos advérbios não terem flexões em género ou número, pelo que a sua forma é sempre invariável. Assim, e visto que nas frases que referencia a palavra bastante é precisamente usada como advérbio (sendo sinónimo de muito, que também não seria flexionado se usado nas frases referidas: estavam muito preocupados com a situação; estavam muito informados sobre a situação), as frases correctas são estavam bastante preocupados com a situação e estavam bastante informados sobre a situação.

A palavra bastante pode ainda ser usada como adjectivo, com o significado “que é suficiente” (ex.: os atletas deram provas bastantes do seu esforço), e como substantivo (ex.: ele tem o bastante para chegar ao fim da viagem).

pub

Palavra do dia

fa·ba·ge·la |é| fa·ba·ge·la |é|
(francês fabagelle)
substantivo feminino

[Botânica]   [Botânica]  Planta (Zygophyllum fabago) da família das zigofiláceas.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/mito [consultado em 15-10-2019]