PT
BR
Pesquisar
Definições



mirrares

A forma mirrarespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de mirrarmirrar] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de mirrarmirrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mirrarmirrar
( mir·rar

mir·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Preparar com mirra.

2. [Figurado] [Figurado] Secar; ressequir.

3. Definhar.

4. Tornar magro.

5. Consumir.


verbo intransitivo e pronominal

6. Secar-se.

7. Perder a frescura.

8. Definhar-se.

9. Emagrecer extremamente.

10. Diminuir de volume.

11. Encolher-se.

12. Humilhar-se.

13. Sumir-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mirrares" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).