PT
BR
Pesquisar
Definições



medalhas

A forma medalhaspode ser [feminino plural de medalhamedalha] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de medalharmedalhar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
medalhamedalha
( me·da·lha

me·da·lha

)
Imagem

Peça de metal usada para condecorar os vencedores ou melhor classificados em competição, prova ou concurso.


nome feminino

1. Peça de metal com efígie ou emblema gravado.

2. Recompensa militar. = PRÉMIO, VENERA

3. Peça de metal usada para condecorar os vencedores ou melhor classificados em competição, prova ou concurso.Imagem

4. Peça de ourivesaria para guardar relíquias ou retratos.

5. Chapa distintiva.

6. Pequeno medalhão em obra de escultura.

7. Moeda dos povos antigos.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:medalhário, medalheiro.
medalharmedalhar
( me·da·lhar

me·da·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Gravar em medalha.

2. Comemorar por meio de medalha.

3. Condecorar com medalha.

etimologiaOrigem etimológica:medalha + -ar.

medalhasmedalhas

Auxiliares de tradução

Traduzir "medalhas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).