PT
BR
Pesquisar
Definições



marisco

A forma mariscopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de mariscarmariscar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mariscomarisco
( ma·ris·co

ma·ris·co

)


nome masculino

1. Designação genérica de certos crustáceos e moluscos comestíveis.

2. [Brasil] [Brasil] Espécie de gato-bravo.

3. [Brasil] [Brasil] Marinheiro ou indivíduo que trabalha no mar.

etimologiaOrigem etimológica:mar + -isco.

mariscarmariscar
( ma·ris·car

ma·ris·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Apanhar algum tipo de marisco (ex.: mariscar mexilhão; ensinou os filhos a mariscar).

2. [Informal] [Informal] Comer marisco.

3. Alimentar-se de pequenos mariscos ou insectos.

4. Procurar alimentos esgaravatando a terra (ex.: as galinhas mariscam com o bico).


verbo transitivo

5. [Informal] [Informal] Procurar com atenção. = CATAR, ESMIUÇAR, FARISCAR

etimologiaOrigem etimológica:marisco + -ar.

mariscomarisco

Auxiliares de tradução

Traduzir "marisco" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Qual a maneira correcta de escrever o nome da freguesia alentejana Évoramonte, Evoramonte, Évora Monte, Évora-Monte? Não encontro consenso...
A grafia correcta desta povoação alentejana deverá ser Évora Monte, segundo as principais obras de referência, nomeadamente o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Editora Coimbra, 1966) ou o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Livros Horizonte, 2003). Do ponto de vista oficial, também é a forma Évora Monte que consta no Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna e na lista de freguesias publicada pelo STAPE em 2005.

No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado refere que o nome da povoação “está por Évora do monte ou Évora a do monte” e apresenta-nos uma abonação do que deverá ser a mais antiga ocorrência conhecida deste topónimo: Euoramonti (ocorre em 1271, na Chancelaria de D. Afonso III), o que, de alguma forma, poderá explicar a forma Evoramonte, que é desaconselhável. Esta forma é, no entanto, bastante frequente, provavelmente também por analogia com outros topónimos em que a palavra monte se aglutinou com outras palavras, como Belmonte, Vaiamonte ou Videmonte.

A grafia Évora-Monte é de evitar e a forma Évoramonte é claramente violadora das regras ortográficas do português, uma vez que as palavras em português só podem ser graficamente acentuadas numa das três últimas sílabas.