PT
BR
Pesquisar
Definições



maria-de-peito-canela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maria-de-peito-canelamaria-de-peito-canela
( ma·ri·a·-de·-pei·to·-ca·ne·la

ma·ri·a·-de·-pei·to·-ca·ne·la

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Hemitriccus cinnamomeipectus) da família dos tiranídeos. = FALSO-TÓDI-DE-PEITO-CANELA

etimologiaOrigem etimológica:Maria, antropónimo + de + peito + canela.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.