PT
BR
Pesquisar
Definições



maiorias

A forma maioriaspode ser[nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maioriamaioria
( mai·o·ri·a

mai·o·ri·a

)


nome feminino

1. Número que excede a metade do todo; maior parte de um todo.MINORIA

2. Grupo preponderante.

3. [Política] [Política] Partido ou aliança de partidos que compreende o maior número de votos no parlamento e geralmente apoia o governo.

4. [Antigo] [Antigo] Qualidade do que é maior ou superior.

maiorias


nome feminino plural

5. [Antigo, Regional] [Antigo, Portugal: Regionalismo] Gratificação, suborno ou quantia a mais em relação ao que estava previsto ou avaliado.


maioria absoluta

Número de votos que reúne metade do número total de votos mais um, pelo menos.

maioria qualificada

Número de votos exigido para aprovação de determinadas questões (ex.: maioria qualificada de dois terços).

maioria relativa

Número de votos que supera o de outros candidatos ou propostas, mas que não reúne mais de metade dos votos totais.

maioria simples

O mesmo que maioria relativa.

por maioria

Por maior número de votos.

etimologiaOrigem etimológica:maior + -ia.
Ver também resposta à dúvida: concordância com "a maioria das pessoas".

Auxiliares de tradução

Traduzir "maiorias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.