PT
BR
Pesquisar
Definições



macicíssimas

A forma macicíssimasé [derivação feminino plural de maciçomaciço].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maciçomaciço
( ma·ci·ço

ma·ci·ço

)
Imagem

GeologiaGeologia

Grande massa eruptiva compacta; bloco de montanhas (ex.: nevão encerra estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela).


adjectivoadjetivo

1. Compacto, sem cavidades.

2. Que não é oco, cheio de outra matéria.

3. [Figurado] [Figurado] Cerrado, denso.

4. Que é ou parece espesso, pesado.

5. Grosso, sólido.

6. [Figurado] [Figurado] Relativo às massas, a um grande número de pessoas. = MASSIVO

7. [Figurado] [Figurado] Que ocorre ou se verifica em grande quantidade. = MASSIVO

8. Inabalável.

9. Valioso.


nome masculino

10. Obra de alvenaria cheia e sólida.

11. Grupo de pessoas ou objectos.

12. Qualidade daquilo que é compacto.

13. [Geologia] [Geologia] Grande massa eruptiva compacta; bloco de montanhas (ex.: nevão encerra estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela).Imagem

14. Agrupamento, bloco compacto de algo.


maciço facial ósseo

[Anatomia] [Anatomia]  Conjunto dos ossos da cabeça que formam a estrutura da face, a cavidade nasal, a cavidade bucal e envolvem os olhos. = CRÂNIO FACIAL

etimologiaOrigem etimológica:espanhol macizo.


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.