PT
BR
Pesquisar
Definições



letargias

A forma letargiaspode ser [feminino plural de letargialetargia] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de letargiarletargiar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
letargiarletargiar
( le·tar·gi·ar

le·tar·gi·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Causar ou sentir letargia.

etimologiaOrigem etimológica:letargia + -ar.

letargialetargia
( le·tar·gi·a

le·tar·gi·a

)


nome feminino

1. Sono profundo em que a circulação e a respiração parecem estar suspensas.

2. [Figurado] [Figurado] Apatia, indolência extrema.

letargiasletargias

Auxiliares de tradução

Traduzir "letargias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.