Significado de lesar-se-lho

    A forma lesar-se-lhopode ser [infinitivo de lesarlesar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lesarlesar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de lesarlesar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de lesarlesar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de lesarlesar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lesarlesar
    ( le·sar

    le·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Causar lesão a. = ALEIJAR, LESIONAR, MAGOAR

    2. Ofender; molestar.

    3. [Figurado] [Figurado] Ofender a reputação de.

    4. [Jurídico, Jurisprudência] [Jurídico, Jurisprudência] Violar um direito, quer com intenção e propósito, quer por negligência.

    verbo intransitivo

    5. [Brasil] [Brasil] Tornar-se amalucado, tolo.

    6. [Brasil] [Brasil] Deambular, errar.

    verbo pronominal

    7. Molestar-se, prejudicar-se.

    etimologiaOrigem:latim *laesare, de laedo, -ere, ferir.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lesar-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    desfalcado | adj.

    Diminuído; lesado; reduzido....


    maculado | adj.

    Que está sujo; que tem manchas ou malhas....


    nocicetivo | adj.

    Que causa dor (ex.: estímulo nocicetivo)....


    alesado | adj.

    Que foi prejudicado nos seus interesses....


    leseira | n. f. | n. 2 g.

    Falta de energia ou de vontade....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lesar-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.