PT
BR
Pesquisar
Definições



lebrinha

A forma lebrinhaé [derivação feminino singular de lebrelebre].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lebrelebre
( le·bre

le·bre

)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Designação dada a diversos mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos, semelhantes aos coelhos, mas de maior dimensão, com orelhas compridas e de extremidade preta, extremamente velozes na corrida.

2. [Brasil] [Brasil] [Zoologia] [Zoologia] Mamífero lagomorfo (Sylvilagus brasiliensis) da família dos leporídeos, de pequeno ou médio porte, com cerca de 1 quilo, pelagem acastanhada, orelhas pequenas, cauda e patas traseiras curtas, de hábitos nocturnos, encontrado em florestas tropicais da América Central e da parte norte da América do Sul. = CANDIMBA, COELHO-DO-MATO, TAPITI

3. [Marinha] [Marinha] Peça pela qual passam os cabos bastardos.

4. [Astronomia] [Astronomia] Constelação do hemisfério austral. (Geralmente com inicial maiúscula.)


andar à lebre

[Informal] [Informal] Andar sem dinheiro.

etimologiaOrigem etimológica:latim lepus, -oris.

lebrinhalebrinha

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).