PT
BR
Pesquisar
Definições



línguadevaca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
língua-de-vacalíngua-de-vaca
( lín·gua·-de·-va·ca

lín·gua·-de·-va·ca

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea da família das boragináceas. = BUGLOSSA

2. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Chaptalia tomentosa) da família das compostas, de flores amarelas e pedúnculo alto. = AMOR-DOS-HOMENS

3. [Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Planta herbácea (Talinum patens) da família das portulacáceas, de folhas comestíveis. = MARIA-GOMES, MARIAGÔMBI, ORA-PRO-NÓBIS

etimologiaOrigem etimológica: língua + de + vaca.
vistoPlural: línguas-de-vaca.
iconPlural: línguas-de-vaca.
línguadevacalínguadevaca

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Diz-se parecido a ou parecido com? Por exemplo, parecido ao Pai ou parecido com o Pai? Ambas as formas estão correctas?
O adjectivo parecido pode ser regido, tal como o verbo parecer de que deriva, pelas preposições a e com. Assim, ambas as expressões que refere estão correctas, assim como correctas estão as frases parece-se ao pai e parece-se com o pai.