PT
BR
Pesquisar
Definições



joeira

A forma joeirapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de joeirarjoeirar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de joeirarjoeirar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
joeira1joeira1
( jo·ei·ra

jo·ei·ra

)
Imagem

Utensílio com fundo de rede de arame para separar o trigo do joio e de outras sementes que estejam misturadas.


nome feminino

1. Utensílio com fundo de rede de arame para separar o trigo do joio e de outras sementes que estejam misturadas.Imagem = CRIVO, PENEIRA

2. [Portugal: Madeira] [Portugal: Madeira] Brinquedo de papel ou de tecido, de forma oval, triangular ou quadrangular, que se lança ao vento, ficando preso por uma guita. = PAPAGAIO

etimologiaOrigem etimológica:joio + -eira.

iconeConfrontar: jeira.
joeira2joeira2
( jo·ei·ra

jo·ei·ra

)


nome feminino

1. Acto de joeirar.

2. [Figurado] [Figurado] Separação do que é bom daquilo que é mau.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de joeirar.

iconeConfrontar: jeira.
joeirarjoeirar
( jo·ei·rar

jo·ei·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Passar pela joeira (ex.: joeirar o trigo).

2. Passar pela peneira. = CIRANDAR, PENEIRAR

3. [Figurado] [Figurado] Separar duas coisas diferentes, geralmente o bom do mau. = ESCOLHER

4. Observar ou analisar com atenção. = ESQUADRINHAR, EXAMINAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: OUTAR, UTAR

etimologiaOrigem etimológica:joeira + -ar.

joeirajoeira

Auxiliares de tradução

Traduzir "joeira" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).