Significado de japu-de-rabo-verde

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    japu-de-rabo-verdejapu-de-rabo-verde
    ( ja·pu·-de·-ra·bo·-ver·de

    ja·pu·-de·-ra·bo·-ver·de

    )

    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Cacicus latirostris) da família dos icterídeos. = CACIQUE-DE-CAUDA-BANDADA

    etimologiaOrigem:japu + de + rabo + verde.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "japu-de-rabo-verde" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      Gostaria de saber se é correcto dizer: deve trinta Euro ou deve trinta Euros. Na palavra Euro ('moeda') o E pode ser minúsculo?