PT
BR
Pesquisar
Definições



isopor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
isoporisopor
|ô| |ô|
( i·so·por

i·so·por

)


nome masculino

1. [Brasil] [Brasil] Espuma de polistireno, material muito leve usado especialmente como isolante e no fabrico de embalagens (ex.: caixa de isopor). [Equivalente no português de Portugal: esferovite.]

2. [Brasil] [Brasil] Recipiente térmico feito desse material (ex.: os banhistas levam isopores com bebidas para a praia).

etimologiaOrigem etimológica:Isopor, marca registada.
Ver também resposta à dúvida: nomes comuns derivados de marcas registadas.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.