PT
BR
Pesquisar
Definições



instrutivo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
instrutivoinstrutivo
( ins·tru·ti·vo

ins·tru·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que instrui (ex.: conversas instrutivas; documentário instrutivo).

2. [Direito] [Direito] Que é relativo a instrução ou à fase do processo judicial em que se reúnem os meios de prova e a maneira de os utilizar (ex.: falha instrutiva; procedimento instrutivo).


nome masculino

3. [Angola] [Angola] Documento, emanado de uma autoridade, que contém instruções ou normas (ex.: presente instrutivo estabelece os procedimentos a adoptar nas seguintes operações).

etimologiaOrigem etimológica:latim instructus, -a, -um, particípio passado de instruo, -ere, instruir + -ivo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "instrutivo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.