PT
BR
Pesquisar
Definições



inquinámos

Será que queria dizer inquinamos?

A forma inquinámosé [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de inquinarinquinar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inquinarinquinar
( in·qui·nar

in·qui·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar manchado, sujo (ex.: inquinar a roupa). = MANCHAR, SUJAR


verbo transitivo

2. Deixar infeccionado, poluído ou impróprio para consumo (ex.: a lixeira inquinou a água do poço). = CONTAMINAR, POLUIR

3. [Figurado] [Figurado] Causar a corrupção de (ex.: a altercação ameaça inquinar as conversações). = CORROMPER, DESVIRTUAR, MANCHAR

etimologiaOrigem etimológica:latim inquino, -are, sujar, deteriorar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).