Significado de influamos-vo-las

    A forma influamos-vo-laspode ser [primeira pessoa plural do imperativo de influirinfluir] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de influirinfluir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    influirinfluir
    |u-í| |u-í|
    ( in·flu·ir

    in·flu·ir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer fluir ou correr um líquido para dentro de (ex.: influir as águas).

    2. [Figurado] [Figurado] Comunicar ou inspirar algo (ex.: influir disciplina nos alunos). = INCUTIR

    3. Contribuir para (ex.: a boa organização influiu para que o trabalho corresse bem). = AJUDAR

    verbo transitivo e pronominal

    4. Causar ou sentir entusiasmo. = ANIMAR, ENTUSIASMAR

    verbo transitivo e intransitivo

    5. Exercer influência ou ter importância (ex.: a temperatura influi na atividade enzimática; já não temos capacidade de influir). = INFLUENCIAR

    verbo pronominal

    6. Aplicar-se com ardor.

    etimologiaOrigem:latim influo, -ere, correr para, lançar-se em, espalhar-se, chegar em massa.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "influamos-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    astrosia | n. f.

    Superstição; acontecimento em que se supunha influírem os astros....


    quinhão | n. m.

    Parte que toca a cada um na repartição de um todo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "influamos-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Estive a fazer uma pesquisa e não percebo o porquê dos sufixos -ção e -são. Porque é que é compreensão e não compreenção? Porque é que é atenção e não atensão? Do que procurei cheguei à expressão sufixos nominalizadores, mas não consegui obter resposta.


      Quanto a comparações de inigualdade, ou seja, de superioridade ou de inferioridade, existirá uma regra absoluta para decifrar se se usa que ou do que ou ambas estarão correctas em qualquer expressão dessa estrutura? Para um falante em que o Português não é a primeira língua, seria bastante útil. Incluo as seguintes expressões para vossa análise: 1) O castelo é mais antigo que a igreja. 2) Hoje as laranjas estão menos baratas que as maçãs. 3) Nós compramos mais livros que vendemos. 4) O Paulo é mais grande do que gordo. 5a) O João tem mais de um carro. b) O João tem mais dum carro. c) O João tem mais do que um carro. d) O João tem mais que um carro.