PT
BR
Pesquisar
Definições



incumbia

A forma incumbiapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de incumbirincumbir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de incumbirincumbir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incumbirincumbir
( in·cum·bir

in·cum·bir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Atribuir ou atribuir-se como encargo ou obrigação. = ENCARREGAR, ENCOMENDARDESINCUMBIR


verbo transitivo

2. Ser competência ou atribuição de (ex.: essa questão incumbe ao superior hierárquico). = CABER, COMPETIR, TOCAR

etimologiaOrigem etimológica: latim incumbo, -ere, deitar-se sobre, estender-se sobre, inclinar-se para.
incumbiaincumbia

Auxiliares de tradução

Traduzir "incumbia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



"Lembro ainda que alguns médicos estão com o período 2006/2007 vencidos, necessitando o agendamento e regulamentarização destes o mais breve possível." Tenho dúvidas na palavra regulamentarização. Está correta? Eu acho que não.
Apesar de o substantivo regulamentarização se encontrar bem formado (trata-se da nominalização de regulamentarizar, neologismo verbal formado pela aposição do sufixo -izar ao adjectivo regulamentar), não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, pelo que é preferível o uso do substantivo regulamentação, formado pela aposição do sufixo -ção ao verbo regulamentar.



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).