PT
BR
Pesquisar
Definições



inculto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
incultoinculto
( in·cul·to

in·cul·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que não se plantou ou cultivou. = BALDIO, MANINHOAMANHADO

2. Que nasce e se desenvolve sem ser semeado e sem cuidados especiais (ex.: flores incultas). = BRAVO, ESPONTÂNEO, SELVAGEM, SILVESTRE

3. [Figurado] [Figurado] Que não mostra erudição, cultura ou conhecimento sistematizado. = IGNORANTE, RUDECULTO

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: CULTIVADO

etimologiaOrigem etimológica: latim incultus, -a, -um.
iconeConfrontar: insulto.
inculto

Auxiliares de tradução

Traduzir "inculto" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?
Como é referido no verbete você do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, este pronome e as suas flexões funcionam como forma de tratamento de 2.ª pessoa (equivalente a tu / vós), mas obrigam à concordância do verbo com a 3.ª pessoa (equivalente a ele / eles). Por essa razão, usa-se você irá, vocês irão e não *você irás, *vocês ireis (o asterisco indica agramaticalidade).



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.