Significado de incitava-no-las

    A forma incitava-no-laspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de incitarincitar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de incitarincitar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    incitarincitar
    ( in·ci·tar

    in·ci·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar incentivo ou coragem a alguém para fazer ou levar a efeito alguma coisa. = ACOROÇOAR, ENCORAJAR, ESTIMULAR, IMPELIR, INCENTIVAR, INDUZIRDESACOROÇOAR, DESCOROÇOAR, DESENCORAJAR, DESINCENTIVAR

    2. Fazer surgir ou aumentar um sentimento ou uma reação (ex.: com o seu gesto está a incitar a violência). = AGUILHOAR, ATIÇAR, PROVOCAR, SUSCITAR

    3. Lançar desafio ou provocação. = DESAFIAR, PROVOCAR

    4. Estimular a agressividade de. = AÇULAR, INSTIGAR

    etimologiaOrigem:latim incito, -are, pôr em movimento, mover, impelir, acelerar, animar, estimular.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "incitava-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    avante | adv. | interj.

    Adiante, para a frente....


    burlesco | adj.

    Que incita ao riso por ser ridículo....


    Que envolve depredação, que a causa ou que incita a ela....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "incitava-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Considero de extrema valia o site da Priberam. Tem me sido útil e o consulto com freqüência. O trabalho feito é realmente de qualidade. Gostaria de aproveitar a ocasião e questionar a respeito da palavra infungível, que consultei no site e embora conste que a palavra existe, não consegui obter seu significado. Agradeço a atenção e gostaria, se fosse possível, obter o significado desta palavra.


      Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.