Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

impostura

imposturaimpostura | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de imposturarimposturar
2ª pess. sing. imp. de imposturarimposturar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

im·pos·tu·ra im·pos·tu·ra


nome feminino

1. Acto ou dito de impostor.

2. Embuste.

3. Artifício para enganar.

4. Presunção, vaidade.

5. Hipocrisia.

6. Calúnia.

7. Mentira.

8. Trapo que (no anzol) substitui a isca.


im·pos·tu·rar im·pos·tu·rar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Ter ou mostrar impostura.

2. Bazofiar.

3. Fazer alardes.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "impostura" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Cumpre viver sem impostura ..

Em Tupiniquim

escorraça os demónios do tempo, que se insinuam na sua paradoxal impostura ..

Em O felino

...que pode ser utilizada para caracterizar o nosso sistema de justiça, essa palavra é impostura ..

Em portugal contempor

Nos EUA ou na Inglaterra, em Itália ou na Alemanha, uma impostura deste calibre seria acolhida com pandemónio nas ruas ..

Em Um Homem das Cidades

impostura ??

Em Abencerragem
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/impostura [consultado em 24-09-2021]