PT
BR
Pesquisar
Definições



impelíamos

A forma impelíamosé [primeira pessoa plural do pretérito imperfeito do indicativo de impelirimpelir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
impelirimpelir
( im·pe·lir

im·pe·lir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer avançar ou movimentar à força ou em determinado sentido (ex.: a travagem impeliu os passageiros para a frente; impelia a bola enquanto corria; as ondas impeliam os destroços contra as rochas). = EMPURRAR, IMPULSIONAR

2. [Figurado] [Figurado] Servir de motivação ou de estímulo (ex.: a busca de conhecimento impele-a a investigar mais). = ENCORAJAR, ESTIMULAR, IMPULSAR, INCITAR, INSTIGAR, MOTIVARDESENCORAJAR, DESESTIMULAR

3. Obrigar ou impedir pela intimidação, pela força ou pela violência (ex.: o medo impelia ao silêncio de todos). = COAGIR, COMPELIR, COMPULSAR, CONSTRANGER, FORÇAR

etimologiaOrigem etimológica:latim impello, -ere, fazer avançar, pôr em movimento, bater, ferir, agitar, abanar, provocar, levar a.
impelíamosimpelíamos

Auxiliares de tradução

Traduzir "impelíamos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre canhoto e esquerdino?
As palavras esquerdino e canhoto são sinónimas na acepção “que usa habitual ou preferencialmente a mão ou o pé esquerdo”.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).