Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

impedimenta

impedimentaimpedimenta | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

impedimenta |impèdimêntà|


(palavra latina)
nome masculino plural

Tudo o que embaraça ou impede a completa liberdade de acção ou de movimento.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Caída y auge de Reginald Perrin David Nobbs (Autor) , Editorial Impedimenta (Redactor) , Julia Osuna Aguilar (Traductor) Formato: Versión Kindle Tamaño del archivo: 621 KB...

Em descargarpdflibroleerenlinea.blogs.sapo.pt

...Sala de Ginástica, a Coletiva Batalha Histérica de Levante (SC) apresenta o espetáculo “ Impedimenta derrotada”, às 22h..

Em Ceará é Notícia

( Impedimenta ) 25- William Boyd: Solo..

Em Da Cor do Índico

...Uma força de alguns milhões de toneladas, uma teia de milhares de restrições e impedimenta , uma incalculável massa de obrigações e imposições, tornaram irrespirável a nossa já modesta

Em _O DILÚVIO blog_

...que ver con el concepto de autor "secreto " - dice Enrique Redel, de Impedimenta -..

Em ARdoTEmpo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.
pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/impedimenta [consultado em 28-11-2022]