A página a que acedeu ou a pesquisa que efectuouefetuouefetuou não deu resultados. Verifique se incluiu na pesquisa caracterescaraterescaracteres inválidos.
Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma
pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.
Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é
ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de
pequenos mamíferos que se enrolam quando
pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo
ouriço e do adjectivo
cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro
é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras
parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e
caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma
pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que
trabalha com elas.