PT
BR
Pesquisar
Definições



homem-objecto

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
homem-objectohomem-objetohomem-objeto
|ét| |ét| |ét|
( ho·mem·-ob·jec·to ho·mem·-ob·je·to

ho·mem·-ob·je·to

)


nome masculino

Homem valorizado sobretudo pela sua beleza física e considerado como um objecto de prazer (ex.: o homem-objecto já não é novidade na publicidade).

vistoPlural: homens-objeto ou homens-objetos.
etimologiaOrigem etimológica:homem + objecto.
iconPlural: homens-objecto ou homens-objectos.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: homem-objeto.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: homem-objecto.
grafiaGrafia no Brasil:homem-objeto.
grafiaGrafia em Portugal:homem-objecto.


Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).