PT
BR
Pesquisar
Definições



hipnotizes

A forma hipnotizesé [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de hipnotizarhipnotizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hipnotizarhipnotizar
( hip·no·ti·zar

hip·no·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Adormecer pelos processos mecânicos, físicos ou psíquicos do hipnotismo.

2. [Figurado] [Figurado] Cativar a atenção de uma pessoa ou de um auditório.


verbo pronominal

3. Provocar em si próprio sono hipnótico.

etimologiaOrigem etimológica: hipnót[ico] + -izar.
hipnotizeshipnotizes

Auxiliares de tradução

Traduzir "hipnotizes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).