PT
BR
Pesquisar
Definições



hidrogénios

A forma hidrogéniosé [masculino plural de hidrogéniohidrogênio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hidrogéniohidrogênio
( hi·dro·gé·ni·o

hi·dro·gê·ni·o

)


nome masculino

1. [Física, Química] [Física, Química] Elemento químico (símbolo: H), de número atómico 1, gasoso, que entra na formação da água.

2. [Física, Química] [Física, Química] Líquido composto de álcool e essência de terebintina.


hidrogénio amarelo

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por electrólise da água usando energia solar.

hidrogénio azul

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido a partir de gás natural, com baixa produção de dióxido de carbono que é capturado e armazenado no solo.

hidrogénio branco

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio puro, presente na sua forma gasosa na natureza, difícil de encontrar.

hidrogénio castanho

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por combustão de lignite e que liberta grandes quantidades de gás poluente para a atmosfera.

hidrogénio cinzento

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido a partir de gás natural sem captura dos gases poluentes libertados.

hidrogénio preto

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por combustão de carvão mineral e que liberta grandes quantidades de gás poluente para a atmosfera.

hidrogénio rosa

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por electrólise da água usando energia nuclear.

hidrogénio turquesa

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por pirólise de metano de que resulta carbono sólido em vez de emissões de dióxido de carbono.

hidrogénio verde

[Física, Química] [Física, Química]  Hidrogénio produzido por electrólise da água usando energia de fontes renováveis e sem emissão de gases poluentes.

etimologiaOrigem etimológica:francês hydrogène.

grafiaGrafia no Brasil:hidrogênio.
grafiaGrafia no Brasil:hidrogênio.
grafiaGrafia em Portugal:hidrogénio.
grafiaGrafia em Portugal:hidrogénio.
hidrogénioshidrogénios

Auxiliares de tradução

Traduzir "hidrogénios" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).