PT
BR
Pesquisar
Definições



hidrataria

A forma hidratariapode ser [primeira pessoa singular do condicional de hidratarhidratar] ou [terceira pessoa singular do condicional de hidratarhidratar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hidratarhidratar
( hi·dra·tar

hi·dra·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. [Química] [Química] Dar ou tomar o carácter de hidrato.

2. Manter ou aumentar a quantidade de água num corpo ou substância (ex.: tenha o cuidado de hidratar as crianças; hidratara a soja antes de cozinhar; hidrate-se enquanto pratica desporto).

etimologiaOrigem etimológica:hidrato + -ar.
hidratariahidrataria

Auxiliares de tradução

Traduzir "hidrataria" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.




Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.