Significado de hibride-se-mo

    A forma hibride-se-mopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de hibridarhibridar], [terceira pessoa singular do imperativo de hibridarhibridar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de hibridarhibridar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    hibridarhibridar
    ( hi·bri·dar

    hi·bri·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Fazer hibridação de. = HIBRIDIZAR

    etimologiaOrigem:híbrido + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Ato de produzir híbridos, geralmente plantas ou animais....


    hibridação | n. f.

    Ato de produzir híbridos, geralmente plantas ou animais....


    hibridista | adj. 2 g. n. 2 g.

    Que ou o que se dedica à hibridação....


    híbrido | adj. n. m. | adj.

    Diz-se de ou animal proveniente de duas espécies diferentes (ex.: o mulo é animal híbrido)....


    hibridar | v. tr.

    Fazer hibridação de....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "hibride-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Venho por este meio pedir-lhe que me esclareça se faz favor, a dúvida seguinte. Qual a frase correcta e porquê (penso que seja a segunda mas ouço muita gente utilizar a primeira): a) Eles hadem ver o que sou capaz de fazer. ou b) Eles hão-de-ver o que sou capaz de fazer.