PT
BR
Pesquisar
Definições



helicezinha

A forma helicezinhaé [derivação feminino singular de hélicehélice].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
hélicehélice
( hé·li·ce

hé·li·ce

)
Imagem

Aparelho de propulsão, tracção ou sustentação accionado por um motor e aplicado aos navios, torpedos, aeronaves, etc.


nome feminino

1. [Geometria] [Geometria] Linha curva traçada sobre um cilindro de revolução; espiral.

2. Aparelho de propulsão, tracção ou sustentação accionado por um motor e aplicado aos navios, torpedos, aeronaves, etc.Imagem

3. Parte de ventilador ou de ventoinha composta por um conjunto de pás que giram perpendicularmente em torno de um eixo, provocando a circulação do ar.

4. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Pequenas volutas no capitel coríntio.

5. [Zoologia] [Zoologia] Género de moluscos gastrópodes, vulgarmente chamados caracóis.


nome masculino

6. [Anatomia] [Anatomia] Rebordo exterior do pavilhão da orelha.Imagem = HÉLIX

etimologiaOrigem etimológica:latim helix, -icis, do grego héliks, -ikos, espiral.
Ver também resposta à dúvida: género de hélice.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".