PT
BR
Pesquisar
Definições



guaxinguba

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
guaxingubaguaxinguba
( gua·xin·gu·ba

gua·xin·gu·ba

)


nome feminino

[Brasil] [Brasil] [Botânica] [Botânica] Árvore (Ficus insipida) da família das moráceas, cujo látex é usado para combater vermes intestinais. = LOMBRIGUEIRA, QUAXINDUBA, QUAXINGUBA

etimologiaOrigem etimológica:do tupi.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.



Gostaria de saber a procedência da palavra bruxismo.

Existem duas palavras bruxismo, com origens e com pronúncias diferentes.

A palavra bruxismo (leia-se -ch-) deriva de bruxa + -ismo e significa “crença em bruxas e em bruxarias”.

A palavra bruxismo (leia-se -cs-), aportuguesamento do inglês bruxism (que, por sua vez é um composto erudito formado a partir do grego brúkhein “ranger os dentes” mais o sufixo -ism), é usada no domínio da medicina para designar “acção de rilhar os dentes durante o sono”.