PT
BR
Pesquisar
Definições



glândulas

A forma glândulasé [feminino plural de glândulaglândula].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
glândulaglândula
( glân·du·la

glân·du·la

)


nome feminino

1. Pequena glande.

2. [Anatomia] [Anatomia] Órgão esponjoso ou vascular que segrega algum líquido orgânico.


glândula hipofisária

[Anatomia] [Anatomia]  O mesmo que glândula pituitária.

glândula mamária

[Anatomia] [Anatomia]  Órgão glandular dos mamíferos que segrega o leite, geralmente atrofiado nos machos e segregador de leite na mulher e nas fêmeas dos outros mamíferos. = MAMA

glândula pineal

[Anatomia] [Anatomia]  Glândula com formato de pinha, situada atrás do terceiro ventrículo do cérebro. = EPÍFISE, PINEAL

glândula pituitária

[Anatomia] [Anatomia]  Pequeno corpo oval, na fossa do esfenóide. = HIPÓFISE

etimologiaOrigem etimológica:latim glandula, -ae, pequena glande, amígdala.

glândulasglândulas

Auxiliares de tradução

Traduzir "glândulas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).