Significado de gingar-no-las

    A forma gingar-no-laspode ser [infinitivo de gingargingar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de gingargingar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de gingargingar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de gingargingar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de gingargingar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gingargingar
    ( gin·gar

    gin·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Bambolear-se ao andar.

    2. [Náutica] [Náutica] Navegar ou remar com ginga.

    3. [Regionalismo] [Regionalismo] Troçar, chalacear.

    4. [Portugal: Fundão] [Portugal: Fundão] Recusar-se com modos desdenhosos, a satisfazer um pedido.

    5. [Moçambique] [Moçambique] Dar nas vistas. = ESTILAR, OSTENTAR, PAVONEAR

    etimologiaOrigem:etimologia obscura.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "gingar-no-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    facaia | n. f.

    Usado na locução adverbial à facaia....


    ginga | n. f.

    Espécie de remo que, apoiado num encaixe sobre a popa, faz andar a embarcação....


    gingação | n. f.

    Meneio afetado do corpo (ao andar)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "gingar-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostava que me informassem se está correcta a seguinte frase: " ele está implicado em tráfego de droga" ou " ele está implicado em tráfico de droga".


      Venho por este meio pedir que me tirem uma dúvida relacionada com a palavra bolor: a correcta pronunciação da palavra acima referida é "bolor" (com o mesmo tipo de fonologia que existe em, por ex.: ardor ou timor) ou "bolór" (obviamente sem o uso do acento que coloquei, mas com um som como em pior ou maior). Pessoalmente penso que se pronuncia sem nenhum tipo de acentuação, mas desde que vim estudar para o Porto estou rodeado de gente que diz o contrário.