PT
BR
Pesquisar
Definições



gineta

A forma ginetaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gineta1gineta1
|ê| |ê|
( gi·ne·ta

gi·ne·ta

)


nome feminino

1. Modo de equitação em que o cavaleiro monta com estribos curtos. = MARIALVA

2. Fêmea do ginete.

3. [Antigo] [Antigo] Espécie de espontão que servia de insígnia aos capitães.

4. [Antigo] [Antigo] Posto de capitão.


sela à gineta

Sela de arções altos.

etimologiaOrigem etimológica:alteração de ginete.
gineta2gineta2
|ê| |ê|
( gi·ne·ta

gi·ne·ta

)


nome feminino

1. [Zoologia] [Zoologia] Animal viverrídeo (Genetta genetta), carnívoro, de pequeno porte e pelagem acinzentada com manchas negras. = GATO-TOIRÃO, GINETO

2. Pele desse animal.

etimologiaOrigem etimológica:talvez do espanhol jineta.

Auxiliares de tradução

Traduzir "gineta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o correto é às vezes ou as vezes. O as é com crase ou sem?
Sem um contexto específico não é possível determinar qual a expressão correcta. Se pretender utilizar uma locução que indica "em algumas ocasiões", deverá utilizar às vezes, expressão sinónima de por vezes ou algumas vezes (ex.: às vezes, perco a paciência). Se pretender referir apenas "os momentos, as ocasiões", deverá utilizar a expressão as vezes (ex.: são poucas as vezes em que perco a paciência).



É certo dizer mais grande?
A construção comparativa mais grande (ex.: *Esta casa é mais grande) ou mais grande (do) que (ex.: *O João é mais grande do que o Pedro) está incorrecta, como indica o asterisco. Segundo afirmam Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 262), tal construção só se considera correcta quando é usada para confrontar duas qualidades do mesmo elemento (ex.: O livro é mais grande que largo; Eles são mais grandes que gordos).

Em português, o comparativo de superioridade dos adjectivos (aquele que exprime que um elemento da comparação possui uma qualidade em grau superior ao outro) forma-se, geralmente, através da anteposição do advérbio mais e da posposição da locução conjuntiva do que ou da conjunção que ao adjectivo (ex.: Ele é mais velho do que eu; O lápis é mais claro que o teu). Alguns adjectivos, porém, apresentam um comparativo irregular. É o caso de grande, que forma o comparativo de superioridade maior (ex.: O João é maior que o Pedro).