Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

genitivo

genitivogenitivo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ge·ni·ti·vo ge·ni·ti·vo


nome masculino

[Gramática]   [Gramática]  Nas línguas em que há declinação, caso que por via de regra representa complemento possessivo, limitativo ou determinativo, e que em português se exprime pela preposição de: O dedo da mão.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "genitivo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que lhe concedeu um feudo (as terras de Mahmudi - ou seja, Mahmudi, no genitivo latino) junto à margem sul do troço final do rio Douro..

Em Topon

...de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium , genitivo plural de nox (noite)..

Em Geopedrados

São seis os casos da Língua Latina, a saber: Nominativo, Vocativo, Acusativo, Genitivo , Dativo & Ablativo..

Em daniel abrunheiro

...Linkiesta It Sala Due Fila Emme Sanremo2017 Perche Ha Vinto Una Canzone Con Il Genitivo Sassone Nel Titolo Mina Cantante Wikipedia Specialesanremo2019 Post1 Le Canzoni Volevo Fare Il Giornalista...

Em Luiz Martins

nominativo + "talionis", talião no genitivo , com o significado total de "lei de talião"..

Em www.mitologia.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Hoje em dia escuto muito, em resposta a um obrigada: ‘’obrigado eu’’. Não me soa bem e acho que está errado. Tenho razão?
Obrigado (a/os/as) é um adjectivo (também usado como interjeição) que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade". Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que originalmente fosse uma construção verbal como "Fico-lhe obrigado" ou "Ela ficou-lhe obrigada". A construção "Obrigado eu" é uma maneira cortês de responder no discurso oral a um agradecimento, enfatizando que é o sujeito quem agradece, como se fosse "Sou eu que lhe fico obrigado (= agradecido, grato)".
pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/genitivo [consultado em 23-01-2022]