Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

gasista

gasistagasista | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ga·sis·ta ga·sis·ta


nome de dois géneros

1. [Antigo, Brasil]   [Antigo, Brasil]  Indivíduo que acende os candeeiros da iluminação pública.

2. [Brasil]   [Brasil]  Indivíduo que faz instalações de gás ou as conserta. (Equivalente no português de Portugal: canalizador.)

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

É o resultado da juventude da nossa infra-estrutura gasista que se iniciou em operação apenas nos anos 90, quando o Governo em que...

Em leonardo-paramense.blogs.sapo.pt

companhia de petróleo francesa Total, o quarto grupo privado petroleiro e gasista do mundo, Christophe de Margerie, de 63 anos, estaria embriagado, informou o Comitê de...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...O presidente da companhia de petróleo francesa Total, o quarto grupo privado petroleiro e gasista do mundo, Christophe de Margerie (foto ao lado), morreu em um acidente

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...costumam ser acompanhadas da oferta de serviços gratuitos de, por exemplo, chaveiro, bombeiro, eletricista, gasista , vidraceiro, etc..

Em acordocoletivo.org

Fonoaudiólogo 1 Frentista 84 Garçom 105 Gasista 1 Instalador de Antenas de Televisão 20 Maçariqueiro 50 Mecânico de Automóvel 2 Mecânico...

Em Consulte Vagas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra meta informação leva hífen ou não, dado que meta termina em vogal e informação começa igualmente por vogal.
A palavra metainformação deverá ser escrita sem hífen e sem espaço entre os elementos que a compõem. O novo Acordo Ortográfico não altera a grafia desta palavra.

Com o Acordo de 1990, há, no entanto, uma alteração ortográfica que afecta este elemento meta-.
Segundo a interpretação do Acordo de 1945 de Rebelo Gonçalves, que é uma referência incontornável para a lexicografia portuguesa, este elemento prefixal não deve ser seguido de hífen em nenhuma circunstância (ex.: metacromatismo, metassíncrise).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, na Base XVI, o prefixo meta- deverá ser seguido de hífen apenas se a palavra seguinte começar pela mesma vogal em que termina, isto é, por a (ex.: meta-análise), ou por h (ex.: meta-história).




Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.

pub

Palavra do dia

pro·pri·a·gem pro·pri·a·gem


(redução de apropriagem)
nome feminino

1. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Trabalho de acabamento do chapéu, depois da preparação do feltro ou da tintura. = APROPRIAGEM

2. [Chapelaria]   [Chapelaria]  Oficina onde se preparam chapéus.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/gasista [consultado em 27-01-2022]