Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
futurismofuturismo | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fu·tu·ris·mo fu·tu·ris·mo
(futuro + -ismo)
substantivo masculino

Escola moderna de arte, literatura, música, oriunda da Itália em 1910, e que consiste em desdenhar o passado, procurando a inspiração no porvir. (Considera as formas actuais como evolucionando para um aperfeiçoamento futuro.)

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Deve dizer-se: recepção dos convidados ou recepção aos convidados?
O substantivo recepção é geralmente seguido das preposições a ou de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet, pelo que ambas as expressões recepção dos convidados e recepção aos convidados estão correctas.



A minha dúvida prende-se com o uso do verbo permitir. Está correta a seguinte afirmação: Estes sapatos permitem aos pés descansarem? Tive uma teima com uma colega também tradutora que afirma que a frase está errada e que deveríamos escrever: Estes sapatos permitem que os pés descansem. Quanto à segunda variante não tenho quaisquer dúvidas. Na primeira variante, por favor digam-me se está errada e se sim, porquê?
Ambas as frases que refere (Estes sapatos permitem aos pés descansarem e Estes sapatos permitem que os pés descansem) estão correctas e têm o mesmo significado.

No caso da frase Estes sapatos permitem aos pés descansarem, o verbo permitir selecciona dois argumentos: um argumento preposicionado (aos pés), que desempenha a função sintáctica de complemento indirecto, e um argumento não preposicionado (descansarem), oração infinitiva que desempenha a função sintáctica de complemento directo. No caso da frase Estes sapatos permitem que os pés descansem, o verbo permitir selecciona apenas um argumento não preposicionado (que os pés descansem), oração subordinada completiva que desempenha a função sintáctica de complemento directo.

pub

Palavra do dia

tre·bo·la |ô| tre·bo·la |ô|
(origem obscura)
substantivo feminino

[Portugal: Açores]   [Portugal: Açores]   [Zoologia]   [Zoologia]  Mamífero cetáceo (Physeter macrocephalus) dentado, de comprimento até 20 metros, encontrado em mares temperados e tropicais. = CACHALOTE

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/futurismo [consultado em 22-05-2019]