Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fuinha

fuinhafuinha | n. f. | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fu·i·nha |u-í|fu·i·nha |u-í|


(francês fouine)
nome feminino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Pequeno mamífero carnívoro (Martes foina), da família dos mustelídeos, de corpo alongado, cauda comprida e espessa, patas curtas e pelagem acastanhada com mancha clara no peito e garganta. = FUINHO, GARDUNHA, GARDUNHO

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Pássaro dentirrostro da família dos muscicapídeos. = FELOSA, FOLOSA

nome de dois géneros

3. Pessoa muito apegada ao dinheiro ou aos bens materiais. = AVARENTO, AVARO, FORRETA, MESQUINHO, SOMÍTICO, SOVINADISSIPADOR, ESBANJADOR, GASTADOR, MÃO-ABERTA, PERDULÁRIO, PRÓDIGO

4. Pessoa magra. = ESCANIFRADO, ESCANZELADO, MAGRICELAGORDO, OBESO

5. Pessoa que gosta de mexericos ou de fazer intrigas. = BISBILHOTEIRO, INTRIGUISTA, MEXERIQUEIRO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fuinha" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

De Carlos Munim, o "Morcão", restava o corpo franzino e a cabeça de fuinha ..

Em TEMPO CONTADO

Os pesquisadores acham que ele pode ser da família da fuinha , mas sabem pouco sobre a fossa, que

Em Fonte do Lavra

A grande arte da esquerda é profundamente maquiavélica: onde há famílias logo vem o fuinha vender que apenas há mulheres oprimidas por homens..

Em pensamentos desblogueados

Os pesquisadores acham que ele pode ser da família da fuinha , mas sabem pouco sobre a fossa, que

Em Fonte do Lavra

...está escapando de seu inimigo natural, o Martes (uma espécie animal, parente distante da fuinha ), Perri encontra tempo para se apaixonar por seu príncipe encantado, um esquilo macho..

Em Rapadura A
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe abreviatura para a palavra superintendente?
Os dicionários de língua portuguesa por nós consultados não registam nenhuma abreviatura consagrada para a palavra superintendente. Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que a forma abreviada Superint. é usada com alguma frequência. Reafirmamos, no entanto, que não existe nenhuma forma consagrada (ao contrário do que sucede, por exemplo, com Sr. = senhor).



Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.

pub

Palavra do dia

su·pu·tar su·pu·tar


(latim supputo, -are)
verbo transitivo

Determinar pelo cálculo. = CALCULAR, COMPUTAR

Confrontar: suportar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fuinha [consultado em 19-08-2022]