Significado de frita-se-lho

    A forma frita-se-lhopode ser [feminino singular de fritofrito], [feminino singular particípio passado de frigirfrigir], [feminino singular particípio passado de fritarfritar], [segunda pessoa singular do imperativo de fritarfritar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fritarfritar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    frigirfrigir
    ( fri·gir

    fri·gir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:abundante.

    verbo transitivo

    1. Cozinhar a alta temperatura em azeite, manteiga ou outra gordura, geralmente até alourar. = FRITAR

    2. [Figurado] [Figurado] Causar raiva ou incómodo. = CONSUMIR, ENRAIVAR

    verbo intransitivo

    3. [Figurado] [Figurado] Gostar de dar nas vistas.

    etimologiaOrigem:latim frigo, -ere, assar, fritar.

    Secção de palavras relacionadas

    fritofrito
    ( fri·to

    fri·to

    )

    adjectivoadjetivo

    1. Que se frigiu.

    2. [Informal] [Informal] Que se encontra em situação delicada, difícil ou embaraçosa (ex.: se eles sabem que eu faltei à aula, estou frito).

    nome masculino

    3. Filhó, coscorão; fritura.

    Secção de palavras relacionadas

    fritarfritar
    ( fri·tar

    fri·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:abundante.

    verbo transitivo

    1. Cozinhar a alta temperatura em azeite, manteiga ou outra gordura, geralmente até alourar. = FRIGIR

    2. [Indústria] [Indústria] Proceder à frita do vidro ou do minério.

    3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Dificultar o trabalho ou desprestigiar a reputação de alguém que ocupa um cargo, uma função ou uma posição. = QUEIMAR

    verbo intransitivo

    4. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Perder a estabilidade emocional ou racional, manifestando comportamentos de angústia, desorientação ou pânico, geralmente em situações de elevada tensão. = FLIPAR, FRITAR A PIPOCA, PASSAR-SE, TRIPAR

    etimologiaOrigem:frito + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "frita-se-lho" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acarajé | n. m.

    Bolinho feito com massa de feijão-frade, cebola e sal, frito em óleo de palma....


    almôndega | n. f.

    Pequeno bolo arredondado, geralmente feito de carne picada ou moída, especiarias, ovos ou outros ingredientes, que se serve guisado ou frito....


    turnedó | n. m.

    Fatia grossa e arredondada de carne de vaca, geralmente frita ou grelhada....


    empanado | adj. | n. m.

    Envolto em ovo batido e coberto de pão ralado ou de farinha de trigo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "frita-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Na frase "...o nariz afilado do Sabino. (...) Fareja, fareja, hesita..." (Miguel Torga - conto "Fronteira") em que Sabino é um homem e não um animal, deve considerar-se que figura de estilo? Não é personificação, será animismo? No mesmo conto encontrei a expressão "em seco e peco". O que quer dizer?