Significado de frenar-se-lhos

    A forma frenar-se-lhospode ser [infinitivo de frenarfrenar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de frenarfrenar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de frenarfrenar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de frenarfrenar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de frenarfrenar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    frenarfrenar
    ( fre·nar

    fre·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. O mesmo que enfrear.

    2. [Figurado] [Figurado] Moderar, reprimir.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Foguetão de travagem utilizado em astronáutica....


    frenagem | n. f.

    Ato ou efeito de frenar....


    freio | n. m.

    Peça de metal que se mete na boca das cavalgaduras para as guiar....


    travão | n. m.

    Peia, trava ou cadeia para travar bestas....


    Travagem de um veículo espacial por foguetão lançado no sentido contrário ao do movimento....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "frenar-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber em que situações se utiliza liberto e libertado.


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.