PT
BR
Pesquisar
Definições



formaçãozinha

A forma formaçãozinhaé [derivação feminino singular de formaçãoformação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
formaçãoformação
( for·ma·ção

for·ma·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de formar ou de se formar.

2. Disposição ou ordenamento de um conjunto de elementos de um todo.

3. Constituição.

4. Conjunto de valores ou qualidades morais resultantes da educação. = CARÁCTER

5. [Botânica] [Botânica] Conjunto dos vegetais de uma região com características comuns.

6. [Geologia] [Geologia] Conjunto de rochas do mesmo período e com características comuns (ex.: formação calcária).

7. [Minas] [Minas] Conjunto de elementos que constituem um corpo militar (ex.: formação de combate).

8. Conjunto de conhecimentos específicos que são ministrados ou adquiridos (ex.: a empresa dá formação aos funcionários).

9. Aula, sessão ou curso destinado a adquirir ou actualizar conhecimentos profissionais ou relacionados com uma actividade (ex.: faltei à formação). = ACÇÃO DE FORMAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:latim formatio, -onis.

formaçãozinhaformaçãozinha


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.